A administração pública dos municípios do Rio Grande do Norte está finalmente se abrindo para a era digital.
Pequenas cidades estão aderindo aos processos digitais da empresa genuinamente norte-riograndense DigiCloud Digitalização. Economia de papel, segurança jurídica, alta disponibilidade de documentos, celeridade e economia financeira são alguns dos motivos dessa revolução. Sem contar com as preocupações com a preservação do meio-ambiente.
Imagine um prefeito em Brasília buscando verbas para sua cidade e precisando assinar uma autorização de compra em seu município. Hoje o processo fica parado aguardando seu retorno à cidade para poder seguir. Na era digital, o gestor pode assinar esse documento eletronicamente através do seu celular. E essa assinatura tem validade juridica. Assim, não existe lentidão burocrática e o processo pode seguir com maior celeridade. Alvarás, licenças, ofícios, praticamente todos os documentos podem ser assinados digitalmente através da internet sem necessidade de presença física ou de trânsito de papéis entre secretarias.
Com documentos digitais, o armazenamento de papéis deixa de ser uma preocupação. Mesas cheias de pastas, documentos perdidos durante o trajeto de secretarias distantes também não existem mais. O Digital Signer, ou assinador digital, pode suprir todas as necessidades do gestor público facilmente.
A facilidade de implantação também é surpreendente. Normalmente essas mudanças levariam muito tempo, mas nesse caso, a principal mudança se dá na geração do documento digital. Aquilo que antes se enviaria para uma impressora, agora é criado um documento em PDF. Envia-se o documento PDF para o Digital Signer e convida-se quem precisa assinar o documento digitalmente. Pronto. Documento digital válido juridicamente, salvo em nuvem, acessível por todos os envolvidos no processo de qualquer lugar com internet.
Caso se tenha documentos físicos, basta digitalizar os mesmos, assinar digitalmente dando autenticidade e seguir com o restante do processo digital.
No final, salas e mais salas de papel podem ser resumidas a alguns HD’s externos. Assim, a preocupação com mofo, poeira, água, fogo se reduz. Sem contar que o certificado digital garante a inviolabilidade e autenticidade dos documentos.
O futuro é aqui e agora.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>